Início Veículos Carros Detran permite acessar serviços online com contas de redes sociais

Detran permite acessar serviços online com contas de redes sociais

Da redação

Foto: Reprodução/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo oferece 27 serviços eletrônicos e eles podem ser acessados por meio da conta particular do cidadão no Facebook ou no Gmail. Basta vincular o perfil da rede social com o cadastro realizado no portal do Detran.SP, que tem mais de 10,5 milhões de usuários registrados.

A iniciativa segue a tendência de grandes sites que ofertam a vinculação das contas de e-mail e das redes sociais com um serviço ou conteúdo local. É possível remover o vínculo a qualquer momento, mas vale ressaltar que nenhuma informação do usuário é postada nas redes sociais.

Para ativar essa facilidade, disponível desde o ano passado, o cidadão deve ter cadastro no site do Detran.SP e associar as contas. O primeiro passo é se logar no portal, com o CPF e a senha no topo da página inicial, em “Entre ou Cadastre-se”, e, assim que o sistema reconhecer o usuário clicar na opção “Meu cadastro”.

No campo “Associar contas”, é possível optar por vincular apenas o e-mail do Gmail, a conta do Facebook ou ambas. Basta incluir os e-mails e as senhas utilizados para entrar nessas plataformas. Depois, é só clicar em “Confirmar” para salvar a mudança.

No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 27 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.