Diadema comemora Dia da Água

Da redação

Chamar a atenção para a importância e a urgência da preservação da água do planeta é o objetivo das ações educativas que a Secretaria de Meio Ambiente de Diadema, em parceria com o Shopping Praça da Moça, vai realizar para comemorar o Dia Mundial da Água.

Além de ganhar mudas e folheto explicativo, de 20 a 24 de março, a partir das 10h, os visitantes vão poder medir sua própria “pegada hídrica”, ou seja, avaliar se seus hábitos cotidianos são ambientalmente corretos. A “pegada hídrica” é um índice que mostra o volume total de água doce destinado a produzir bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzido pelas empresas.

Na exposição, organizada pela Divisão Municipal de Educação Ambiental, o público vai percorrer um caminho que simula o ambiente natural com trecho de mata atlântica e outros elementos da natureza como terra, evaporação da água, lençol freático e lago.

Na sala de exposição também serão abordados temas como lixo, poluição, assoreamento e outros. Para isso, por exemplo, os monitores ambientais vão sugerir às pessoas uma pescaria na qual em vez de peixes serão fisgados objetos que a sociedade despeja em praias, córregos e outros corpos d’água.

Ao final, depois de percorrida a exposição, o visitante vai responder algumas questões como quanto tempo gasta no banho, para que os educadores ambientais façam o cálculo da pegada hídrica daquela pessoa.