Diadema realiza atendimentos oftalmológicos

Da redação

O Projeto que conta com atendimento oftalmológico integrado começou no dia 7 de fevereiro no Quarteirão da Saúde em Diadema e atende aos moradores diabéticos e hipertensos acima de 45 anos ou com 5 anos de diagnóstico.

O total de exames de teleretinografia agendados, até agora, foi mais de 950; destes, 768 foram realizados e os outros 182 não puderam ser executados devido à falta do paciente no dia marcado. Depois de efetuado, o laudo demora cerca de 30 dias para ficar pronto. O QS já recebeu 307 resultados; destes, 59% serão acompanhados pela UBS e reavaliados.

Encaminhamento

Dos 307 atendidos, 38 serão encaminhados para a realização de um procedimento denominado Fotocoagulação, durante o qual o paciente receberá um colírio anestésico para dar início à cauterização de danos na retina, em um ou ambos os olhos. 3,25% irão realizar um procedimento cirúrgico que faz a remoção do vítreo, um fluído que preenche o interior do olho, conhecido como vitrectomia.

O QS irá convocar 14% dos atendidos que foram encaminhados para cirurgia da catarata, 8% para reavaliação e aprofundamento diagnóstico, em consulta com oftalmologista da unidade e 3 beneficiados serão encaminhados para procedimentos na rede fora do município, de acordo com o tipo e complexidade.