Início Cidades Diadema Diadema reforça segurança com 60 novos GCPs

Diadema reforça segurança com 60 novos GCPs

Na próxima quinta (19)gcm, às 10h, no auditório do Quarteirão da Saúde (Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro), ocorre a formatura dos 60 novos GCPs (Guardas Civis Patrimoniais). O evento de posse dos novos agentes de segurança do município contará com a presença do prefeito Lauro Michels, do secretário de Defesa Social, Eduardo José Félix de Oliveira, e do comandante da Guarda, Valdinar Siliro da Hora. Hoje a Guarda Civil Municipal conta com 142 oficiais que zelam pela segurança dos equipamentos públicos (como escolas, UBSs – Unidades Básicas de Saúde, Paço Municipal, Central de Atendimento, entre outros).

O efetivo total da Guarda, com os novos agentes de segurança, será de 413 (hoje é de 353, distribuídos entre 211 GCMs – Guardas Civis Municipais e 142 GCPs, sem contar o inspetor chefe e o comandante). Em julho, outros 51 GCMS se formam e atuarão nas ruas para garantir a segurança da população. Já está em andamento concurso público para contratação de mais 80 GCMs (50 homens e 30 mulheres), o que dará um total de 544 oficiais em atividade no segundo semestre deste ano.

Objetivos – A GCM foi criada pela Prefeitura, por meio da Lei Complementar Municipal nº 100, de 12 de novembro de 1999. Em seu artigo 2º, a lei estabelece que ela “é uma corporação uniformizada e armada, de caráter civil, com estrutura, hierarquia e disciplina fundamentados nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica do Município de Diadema, com Estatuto e Regulamento Disciplinar, atuando em consonância com princípios éticos, com a promoção e valorização do respeito e proteção à dignidade da pessoa humana, à justiça social e à compreensão das diversidades”.

Deixe uma resposta