Início Economia Dicas para quem quer investir na Bolsa de Valores

Dicas para quem quer investir na Bolsa de Valores


Fazemos um esforço para poupar dinheiro e depois que o temos em mãos fica a dúvida: o que fazer com ele? A poupança inicialmente parece uma boa ideia, mas os brasileiros estão percebendo que outras modalidades de investimento são melhores e mais rentáveis.

 

Uma delas é investir na Bolsa de Valores. Entretanto, muita gente ainda tem receio e não sabe o que é preciso para investir na bolsa.

 

Sabe aquela velha premissa de que a bolsa é só para milionários? Já é coisa do passado. Hoje em dia, qualquer pessoa pode comprar e vender ações na bolsa. Também não é preciso ser rico para fazer isso.

 

Não é à toa que no Brasil o número de investidores ativos na Bovespa aumentou quase três vezes nos últimos 10 anos!

 

Quer começar a investir na bolsa? Veja, então, essas 5 dicas excelentes:

 

Perca o medo da Bolsa de Valores

 

Muitas pessoas imaginam que a bolsa seja muito imprevisível e que a qualquer momento perde-se todo o dinheiro. Não é bem assim. É possível identificar tendências e agir de acordo com o cenário de maior probabilidade. Isto é, na bolsa de valores nada é questão de sorte, e sim de estratégia.

 

Atualmente, existe um mecanismo que limita seu prejuízo e evita que você perca todo o seu dinheiro. Chamada de stop loss, essa opção pode (e deve) ser usadas pelos investidores para que a operação não vire um desastre.

 

Outra inovação é o home broker: uma interface online que possibilita a compra e venda de ações onde o investidor estiver. Ele pode ser usado através do notebook e até pelo celular!

 

Dessa forma, é possível reagir instantaneamente a uma tendência de queda de preços, por exemplo, e evitar prejuízos.

 

Não tenha medo de investir na bolsa de valores! No início pode parecer muito complicado, mas com pouco tempo você verá que a bolsa não é um bicho de sete cabeças.

 

Tenha o controle das suas finanças

 

De nada adianta a vontade de investir se você não consegue cuidar das próprias finanças. Imagina o desastre que seria se alguém que não sabe andar de bicicleta resolvesse pedalar em plena Avenida Paulista?

 

Pois então, se você não tem controle financeiro e tentar investir na bolsa, será mais ou menos essa a sensação.

 

A melhor coisa a fazer é organizar as finanças para investir. É por isso que hoje existem ótimos aplicativos de controle financeiro pessoal que ajudam o usuário a saber como e onde gastou dinheiro.

 

Vida financeira organizada? Então chegou a hora de investir na bolsa! O importante é continuar de olho nas finanças para não se endividar e perder a oportunidade de ter sucesso no mercado de ações.

 

Defina sua estratégia

 

Mais um exemplo simples: você não sai de carro sem saber para onde vai e qual caminho seguir, não é? Mesmo que não conheça o lugar, você vai pedir auxílio para chegar ao destino da melhor forma possível.

 

A explicação ilustra bem o que acontece na bolsa de valores. É preciso ter objetivos bem definidos, senão o investidor corre o risco de se perder entre as inúmeras possibilidades.

 

Quem quer alta rentabilidade, deve ter em mente que o risco será maior. Da mesma forma que um perfil mais conservador terá menos rentabilidade e mais segurança na operação. Cada um dos perfis tem uma estratégia diferente, de acordo com suas expectativas e sua disponibilidade.

 

Com visão estratégica, você consegue decidir onde investir e fica mais fácil atingir seus objetivos, evitando riscos desnecessários.

 

Mantenha a disciplina

 

Se você quer investir na bolsa, aprenda a ter disciplina. Mantenha o foco na estratégia que você traçou e não caia na tentação de mudar de ideia toda hora. Sabe aquela coisa de que a grama do vizinho é sempre verde? Fuja disso.

 

Acompanhe seus investimentos regularmente, mesmo que você esteja investindo a longo prazo. Isso não significa que você deva aplicar o dinheiro e esquecê-lo lá. É sempre bom manter o controle da situação.

 

Um detalhe importante: não desista na primeira decepção. Aquela operação não rendeu tanto quanto você gostaria? Tudo bem, bola pra frente. Analise sua estratégia e tente entender o que aconteceu. Para ter sucesso na bolsa é preciso ser perseverante. Não abra mão do seu sonho no primeiro obstáculo!

 

Entenda o mercado financeiro

 

Não dá para investir dinheiro sem entender como o sistema funciona. Você não resolve construir uma casa sem aprender antes a fazer o cimento e a colocar os tijolos da forma correta.

 

Por isso mesmo, para começar a investir na Bolsa de Valores você precisa entender o funcionamento do mercado financeiro. Leia publicações especializadas, converse com especialistas da área, faça cursos sobre o assunto.

 

Entender a dinâmica do mercado de ações é fundamental para ter sucesso em seus investimentos. Afinal, quanto mais você aprender sobre a bolsa, mais sua visão estratégica estará alinhada aos seus objetivos.

 

Quando falamos na bolsa muita gente pensa em uma sala abarrotada de gente gritando com telefones na mão. Mas essa realidade não existe mais. Hoje em dia tudo é feito virtualmente e está ao alcance de todos!

Deixe uma resposta