Dicas valiosas para os estudos pré-vestibular

Da redação

enemAs aulas de todas escolas do Brasil voltaram hoje (1º), e para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, o segundo semestre é uma época tensa e de muito estudo. Para aliviar um pouco a tensão e distribuir melhor o tempo, separamos algumas dicas que podem ser valiosas na hora de estudar. Veja:

Faça testes práticos – Esse recurso pode ser fundamental na hora de testar seus conhecimentos a respeito de toda a matéria estudada. Além disso, você pode controlar o tempo, número de questões e outras condições como se estivesse no Enem, por exemplo.

Cronograma – Estabelecer um padrão de estudos pode ser um diferencial. Estudar de uma vez não é recomendado, tendo em vista que o jovem pode ficar sobrecarregado. Montar uma tabela com datas e horários para cada matéria pode ser importante.

Reflita sobre o conteúdo – Após estudar uma determinada matéria, deixe os livros de lado e tente explicar para si mesmo em voz alta o que você acabou de ler. Com isso, você treina as associações de conteúdo que o cérebro é capaz de fazer.

Desligue tudo – Fique em um lugar silencioso. Sem rádio, televisão e celulares. Na hora dos estudos desligue-se de tudo que pode tirar a atenção, mesmo que seja um mínimo detalhe.

Estude com amigos – Para muitos, estudar com os amigos é um grande diferencial. Pegar aquela matéria chata e “reunir a galera” para um “brainstorm” pode tornar tudo mais fácil. A partir de vários pontos de vista, o estudante pode refletir a respeito do assunto e consequentemente pode entender o conteúdo.