Educador ministra palestras para profissionais da educação de São Bernardo

Da redação

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Educação, realizou na tarde de ontem (23) o evento “Minha Escola no mês da Consciência Negra”, com a presença dos profissionais da Educação, no Teatro Inezita Barroso, na Arena Caixa, na Vila do Tanque.

O destaque da programação foi a palestra com o professor José Vicente da Silva, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e dirigente da Afrobras, que falou sobre a “Educação da População Afrodescendente e demais etnias”. No evento, ainda houve exposições, apresentações culturais e trocas de experiências sobre a inclusão no currículo oficial da rede municipal o ensino da temática “História e cultura afro-brasileira”.

Vicente destacou a relevância de se valorizar a cultura afro-brasileira, destacando o papel do sistema educacional de se desconstruir o estereótipos da sociedade. Antes mesmo da promulgação da lei, o professor já lutava pelo acesso da população negra à educação. Ele se destacou por ter ajudado – junto com amigos – a conseguir bolsas de estudo para jovens negros. Como advogado criminalista, nos anos 90, defendeu outros que foram acusados injustamente.

Em 1997, formou a ONG Afrobras e estruturou um projeto, contanto com o apoio de uma universidade metodista e do Ministério da Educação, a criar a Faculdade Zumbi dos Palmares, instituição que oferece cursos de graduação e pós-graduação a preços baixos e muitas bolsas financiadas por empresas.