Distritos de Mariana serão reconstruídos

Da redação

Mariana (MG) - Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Um ano já se passou desde o rompimento da barragem de Fundão, as obras para a reconstrução dos distritos de Mariana, Minas Gerais, devem ter início em 2018. O desastre que aconteceu em 5 de novembro de 2015, deixou 19 mortos, após a estrutura da mineradora Samarco desabar.

A mineradora Samarco criou a Fundação Renova, que será responsável pela reconstrução dos distritos, incluindo os estudos topográficos e ambientais, a elaboração do projeto urbano e da planta das casas, a contratação da construtora e a realização das obras.

Os futuros moradores dos distritos da zona rural seguirão alojados em casas alugadas pela Samarco em diversos bairros da zona urbana de Mariana. Cerca de 350 famílias perderam seus imóveis após a tragédia.

Os atingidos que vão apontar, detalhes como a disposição das casas, definindo quem eles querem como vizinho. Eles também foram os responsáveis por escolher os terrenos onde as comunidades serão reerguidas.