Eleições: A partir de hoje os partidos têm o direito de selecionar os candidatos

Da redação

eleiçõesDe 20 de julho até 5 de agosto, os partidos ficam autorizados a promover as convenções para a escolha dos candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e a vereador. O primeiro turno da eleição municipal acontecerá no dia 2 de outubro.

Os candidatos que desejam disputar as eleições de outubro devem prestar atenção nas datas que estão no calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. Nestas eleições, serão aplicadas as mudanças colocadas pela Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015).

Com a lei, houve mudanças nos prazos, como aumento do período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuição na duração da propaganda no rádio e na televisão. Além dos partidos terem que se manter com as doações pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário.

A partir do dia 6 de agosto, as emissoras de rádio e de televisão, por serem concessões públicas, estão proibidas de veicular opiniões, sejam elas a favor ou contra candidatos e partidos políticos. A propaganda eleitoral no rádio e na TV deve começar no dia 26 de agosto.