Em Santo André, programa Educando com Visão atende alunos da rede municipal

Cerca de 330 estudantes da rede municipal de ensino de Santo André passaram por consulta com oftalmologista e realizaram exames gratuitos no último domingo (19), no primeiro mutirão do programa Educando com Visão deste ano, que aconteceu no Centro de Especialidades I. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Rotary Club Santo André Norte, a iniciativa garante óculos gratuitos e encaminhamento para tratamento especializado para as crianças.

Ao todo serão realizados três mutirões neste ano, nos quais passarão por consulta com oftalmologistas e exames aproximadamente 980 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental, que tiveram a suspeita de que necessitam de óculos detectada na escola. No mutirão, depois de passar pelo médico, os alunos escolhem a armação preferida para que os óculos sejam confeccionados.

A rede municipal de ensino atende hoje 3.552 estudantes no primeiro ano e os professores e equipes gestoras das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) recebem treinamento específico para reconhecer as crianças que devem ser encaminhadas aos mutirões do programa. A Secretaria de Educação fornece transporte e lanche para o aluno e seu acompanhante.

Desde sua criação, em 2004, o programa já realizou cerca de 4 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 2 mil crianças. O Rotary Club Santo André Norte participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.