Início Internet Em São Bernardo, Centro Livre de Música promove edição on-line do Festival...

Em São Bernardo, Centro Livre de Música promove edição on-line do Festival de Inverno

Em meio a pandemia do coronavírus, Secretaria de Cultura e Juventude mantém tradicional evento sobre legado e aprimoramento musical nas redes sociais

Para celebrar a chegada do inverno, o Centro Livre de Música de São Bernardo (CLM) promove o seu já tradicional Festival de Inverno. Em virtude da pandemia de coronavírus, a 3ª edição será diferente das demais, com uma edição totalmente on-line, com postagem de vídeos de 22 de junho (segunda-feira) a 2 de julho (quinta-feira) na página oficial do Facebook (https://www.facebook.com/prefsbc) e Instagram (www.instagram.com/pref_sbc/) da Prefeitura de São Bernardo e da Secretaria de Cultura e Juventude (https://www.facebook.com/saobernardo.cultura).

Com o tema “Memórias”, os professores do CLM farão uma apresentação musical de curta duração, assim como haverá palestras com os docentes e convidados sobre o legado e aprimoramento musical. “O Festival de Inverno é muito tradicional para as escolas de música. É um grande encontro entre músicos para a troca de experiências e aprendizados com a realização de cursos, palestras e workshops, bem como de concertos. Nesta terceira edição, não poderíamos deixar de levar a Arte aos alunos e munícipes. Não cedemos ao distanciamento social e sua possível limitação, por isso, organizamos um festival on-line com aulas e apresentações nas redes sociais”, afirmou a maestrina e coordenadora do CLM, Simone Strublic.

O vídeo de abertura do Festival de Inverno do CLM homenageia a pianista “Beatriz Roman”. Musicista que trabalhou como educadora musical em São Bernardo na década de 1970, que depois ganhou o mundo e faleceu em maio desde ano nos Estados Unidos. Sua história e seu legado na música clássica serão contados pelo professor Dr. Rodolfo Coelho de Souza, que leciona Teoria e Composição no Departamento de Música da ECA- USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo).

Em outro vídeo, o professor Diego Althaus discorrerá sobre a “Música e Tempo”, este último como condição essencial para a existência da primeira. Já a arte educadora Rosina Ricca Yoshida falará sobre a “Origem dos nomes das notas musicais”. Em outro vídeo, a professora Tânia Tonus perguntou aos alunos do CLM o que a música lhe faz sentir no vídeo sobre “Apreciação Musical”.

O Coral Municipal de São Bernardo gravou uma apresentação com canções de Canzone de Jacobo Peri (1561- 1633). Organista e cantor italiano do período de transição entre os estilos renascentista e barroco e é frequentemente considerado como um dos inventores da ópera. Haverá outras aulas e apresentações, que serão postadas duas vezes por dia, às 10h30 e às 14h.

 

AULAS NA PANDEMIA – Para evitar aglomerações e respeitando o decreto municipal que determinou o fechamento dos equipamentos culturais, a Prefeitura de São Bernardo, por meio do Centro Livre de Música (CLM), manteve as aulas em formato on-line para que os alunos se mantem ativos nos estudos. Semanalmente, no dia da aula, os educadores realizam postagens pelo aplicativo Whatsapp ou pelo Google Drive, para os grupos, cada qual com seu nível de conhecimento, vídeo aulas e materiais teórico e prático.

Deixe uma resposta