Em São Bernardo, Chácara Silvestre promove exposição “Brinquedos da Cultura Popular”

Para celebrar o Dia da Criança, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Cultura e Juventude, promove a exposição “Brinquedos da Cultura Popular”, na Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis).

A mostra conta com mais de 200 brinquedos e objetivos lúdicos antigos, que fazem parte do acervo do Centro de Referência das Culturas Populares e Tradicionais. Aberta em 1º de outubro, a exposição ocorrerá até 31 deste mês, de segunda à sexta, das 10h às 16h.

Entre os destaques da mostra estão um patinete, jogo de pedras e bonecas de panos antigas. As últimas foram adquiridas nos últimos 30 anos pelo antigo curador do Centro, Antônio José Perez. Essas bonecas vieram dos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia, bem como na região do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Paralelamente, o antigo casarão do ex-prefeito Wallace Simonsen também receberá o 3º Festival de Contação de Histórias. O projeto “Casarão Brincante” contará com contações de história em diferentes formatos, compreendendo todas as gerações – crianças, jovens, adultos e idosos. O evento ocorre nos dias 19, 20 e 21 de outubro, das 10h às 16h.

A Chácara Silvestre recebe grupos para as atividades. Para participar, basta fazer um agendamento prévio, das 10h30 e às 14h, pelo e-mail chacara.silvestre@saobernardo.sp.gov.br. Informações pelo telefone (11) 4337 7363.