Em São Bernardo, obras do viaduto Kennedy atingem 95% de execução

Importante eixo de conexão entre a região central e o bairro Alves Dias, o viaduto sobre a Avenida Robert Kennedy, localizado no Parque dos Pássaros, em São Bernardo, chega a 95% de execução, mantendo em dia o cronograma que prevê a entrega do primeiro trecho de 156 metros ainda na primeira quinzena de junho. A aferição foi realizada na última segunda-feira (14), durante vistoria do prefeito Orlando Morando. Já a ligação completa desde a Rodovia Anchieta até a Avenida Samuel Aizemberg está prevista para agosto.

O trecho integra o futuro corredor Leste-Oeste, que conectará duas regiões adensadas da cidade, desde a Praça dos Bombeiros, na região do Bairro Ferrazópolis, às proximidades da Rodovia dos Imigrantes, na divisa com Diadema.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o viaduto estará operando no início do próximo mês, auxiliando o desvio do tráfego local e possibilitando a conclusão das alças de acesso que serão instaladas por baixo dos viadutos. Cada viário contará com três pistas de rolamento cada, sendo duas para carros e uma para ônibus. O projeto também prevê nova pavimentação e sinalização.

Assim como as demais obras retomadas, todo o contrato e estrutura envolvidos na construção passaram por auditoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O investimento total na obra é de R$ 27,5 milhões. Atualmente, cerca de 250 trabalhadores atuam na retomada da obra.

Homenagem – O viário será batizado como viaduto Mamãe Clory, em homenagem à gaúcha Clory Fagundes Marques, mãe adotiva de mais de 1.500 filhos e grande personagem do trabalho social na cidade. Fundadora do Lar da Mamãe Clory – que mantém diversas atividades como creche, apoio educacional, cultural e esportivo para adolescentes, núcleo de educação ambiental e núcleo de atendimento à família –, Clory faleceu em 2011, aos 94 anos, deixando legado de ensinamento e filantropia.

Mais obras – Além do viaduto sobre a Avenida Robert Kennedy, a Prefeitura já havia autorizado, em janeiro, a construção do viaduto Castelo Branco, que fará interligação com a Avenida José Odorizzi, com investimento de R$ 36 milhões e previsão de conclusão em agosto deste ano. No início do mês, o prefeito Orlando Morando também assinou a ordem de serviço para a retomada das obras de construção de viaduto sobre a Praça dos Bombeiros, no bairro Irajá. A estrutura conectará as avenidas Rotary e Luiz Pequini, transpondo a praça e aliviando o fluxo de veículos que circulam na rotatória, que dá acesso a cinco avenidas ramificadas para diversos bairros. A obra terá prazo de 12 meses para ser concluída.