Em São Bernardo, Prefeitura faz ação unificada entre Saúde e Educação

A Prefeitura de São Bernardo anunciou na última terça-feira (18) um plano unificado entre as secretarias da Saúde e Educação com o objetivo único de aumentar o índice da vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite.

As cadernetas de vacinação, dos 82 mil alunos matriculados, nas 180 escolas municipais, foram requisitadas aos pais para uma avaliação detalhada pelos profissionais da secretaria de Saúde. O plano foi confirmado no mesmo dia em que o município tornou oficial o pedido do Estado em prorrogar a imunização até o dia 28 deste mês.

Desde o início da campanha, dia 04/08 até o dia 14/09, 34.136 crianças foram imunizadas contra a Poliomielite (85,80%) e 34.109 contra o sarampo (85,74%). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 39.748 crianças (95%) da população dentro da faixa etária (1 a 4 anos 11 meses e 29 dias). As crianças que apresentarem ausência de doses, os pais serão notificados.

Conscientização – Apesar da ação, o município já realiza busca ativa de vacinação. Os 559 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) checam, durante as visitas domiciliares, a caderneta de toda à população. Se existir doses faltantes, esses pacientes são encaminhados às UBSs para aplicar as doses.

Para participar da campanha, basta ir até uma unidade de saúde, com um documento com foto e a caderneta de vacinação. As crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis. Os adultos também podem participar da campanha. Pessoas com até 29 anos devem ter na caderneta duas doses contra o Sarampo. Já os adultos de 30 a 59 anos, devem tomar apenas uma dose. O horário de funcionamento das UBSs é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.