Em São Bernardo, Prefeitura realiza mais de 4.000 atendimentos em ação do “Outubro Rosa”

O plano da Prefeitura de São Bernardo, no último sábado (20/10), em abrir as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para as mulheres, em exames preventivos da campanha do “Outubro Rosa”, realizou 4.007 atendimentos. Os procedimentos promovidos foram ao câncer de mama e colo de útero.
 
“A cada ano melhoramos a nossa meta de atendimentos. Sem contar que tivemos que abrir as unidades antes do horário previsto, devido às filas de espera. A população está se conscientizando sobre a importância da prevenção e dos benefícios do diagnóstico precoce”, comentou o prefeito de São Bernardo,  Orlando Morando, que esteve na UBS Pauliceia durante o sábado, acompanhado do Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e do diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi.
 
As Unidades Básicas de Saúde com maior público foram a UBS São Pedro, UBS Baeta e UBS Ipê. Sendo que a UBS São Pedro chegou a registrar 320 coletas de Papanicolau e 90 pedidos de mamografia.
 
O câncer de mama é a doença com maior índice de mortalidade entre as mulheres e o diagnóstico precoce, além de fazer toda a diferença no tratamento, pode aumentar as possibilidades de cura. São Bernardo vem investindo nas opções de tratamentos e oferecendo mais qualidade de vida as pacientes diagnosticadas com a doença.
 
A cidade conta com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e atende, em média, 3.000 pacientes por mês. No espaço, além de atendimento clínico, essas mulheres são acompanhadas por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros.
 
“Estamos priorizando e investindo em atendimento humanizado e de qualidade. Estas mulheres, além de um bom atendimento médico, precisam de ajuda para superar o trauma da doença e voltar a ter uma rotina saudável”, explicou Dr. Geraldo, que é médico ginecologista.
 
Conscientização e cuidado – Desde o início do mês de outubro, a secretaria de Saúde vem realizando nas UBS ações de conscientização sobre o câncer de mama. Palestras, rodas de conversa e grupos de apoio foram criadas nas unidades de Saúde a fim de discutir o tema.
 
Além das UBSs, as Policlínicas Centros e Alvarenga também desenvolveram ações em prol do “Outubro Rosa”. Aos finais de semana, até o dia 8 de dezembro, incluindo o feriado, serão realizados mutirões de ultrassonografia. Na ocasião, as pacientes entre 50 a 69 anos, agendadas para o ultrassom e que não fizeram o exame de mamografia neste ano, poderão realizar o procedimento, sem necessidade de agendamento prévio.
 
Todas as pacientes que apresentarem alterações nos exames de mamografia serão encaminhadas para iniciar tratamento no Centro de Atenção e Integral à Saúde da Mulher (CAISM), localizado na Rua Brasil, 350, no bairro do Rudge Ramos.
Redação