Enem: Veja 5 dicas essenciais para equilibrar estudo e descanso nas férias

Da redação

enemEm julho, uma dúvida aparece para os vestibulandos: é melhor passar o período estudando,
com foco total na preparação técnica, ou descansar e voltar com as forças e energias renovadas no segundo semestre?

DICA 1: Intercale diversão e estudo

É importante dividir as férias em dois momentos: na primeira metade dos dias o estudante tem que relaxar, se divertir, espairecer. Já na segunda metade das férias é aconselhável que ele retome aos estudos gradativamente e faça um simulado. Dessa forma, dividindo bem seus dias e horários entre estudar e se divertir nas férias o jovem pode se dar bem nos dois lados.

DICA 2: Divirta-se aprendendo

Na hora de se divertir é possível rever os conteúdos de uma forma mais prazerosa que pode ajudar o aluno a assimilá-los de uma maneira descontraída e eficaz. A dica é focar no lazer cultural, dentro das possibilidades que o estudante tiver em sua região. Atividades como: assistir a filmes sobre temas que podem ser cobrados, ver exposições e peças de teatro de determinados momentos históricos. Para aqueles que vão viajar, a recomendação é que fiquem atentos a questões do dia a dia. Se vai conhecer outro estado, por exemplo, pode aproveitar para observar relevo, clima e vegetação característicos da região.

DICA 3: Estude fazendo simulados

Ao estudar, o estudante deve ter em mente que quanto mais tempo conseguir dedicar desse período para seu aprendizado, maior suas chances de atingir os objetivos no Enem 2016. Nesse momento, é importante que o estudante faça um simulado dos últimos anos do ENEM e que ele realmente simule não só a resolução de questões, mas também o contexto que terá durante a prova, como o controle do horário.

DICA 4: organize seu tempo

Uma boa dica é montar um cronograma de estudo para férias, no qual estejam os horários definidos para acordar, fazer as refeições e estudar. Organização nesse período de muitas horas livres é essencial.

DICA 5 – Descanse

É fundamental pensar na saúde. Para isso, a prática de exercícios físicos e a uma boa alimentação não deve ser dispensada. Se o aluno está ansioso ou não consegue se concentrar, com meia hora de atividade física, ficará mais focado. Outra dica para melhorar a concentração é dormir bem. Não há nada como uma boa noite de sono para ter mais foco e atenção nos estudos.