Entenda o que é o Dezembro Laranja

Da redação

Dezembro é o mês do Natal, da troca de presentes, do cuidado com o outro. E nada melhor do que lembrar dos cuidados com a própria saúde. A campanha Dezembro Laranja surgiu como uma inciativa para a prevenção do câncer de pele por meio de medidas simples como uso de filtro solar, chapéu, boné e evitar a exposição excessiva ao sol.

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, porém apresenta altas taxas de cura quando detectado precocemente. Seus sintomas são facilmente reconhecidos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer são estimados mais 175 mil novos casos, no Brasil, em 2016, sendo que existem duas variedades do câncer de pele: melanoma e não melanoma. O câncer de pele não melanoma é o que mais incide na população e também é o de menor taxa de mortalidade, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

É preciso, também, ficar atento aos cuidados com a pele das crianças. Os primeiros 20 anos são responsáveis por 80% da radiação total a que o indivíduo se expõe, por isso é tão necessário que os pais fiquem atentos os cuidados com os filhos.