Equipe de basquete feminino de São Bernardo disputará a principal liga da categoria  

A Prefeitura de São Bernardo apresentou, na tarde de hoje (12), o time oficial que disputará a Liga de Basquete Feminino pela primeira vez, principal competição da modalidade no País. A equipe composta por 12 atletas, acompanhada da comissão técnica, foi recebida pelo prefeito Orlando Morando e pelo Secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, no salão nobre do Paço Municipal.

O anúncio feito pelo chefe do Executivo registra o maior salto já feito pelo do basquete de São Bernardo. Para isso, a Prefeitura firmou parcerias para manter também o time de base, além de investimentos para a chegada de reforços.

No ato, Morando conversou com as jogadoras e enfatizou a importância de defender a cidade em uma competição nacional. “É uma satisfação receber vocês aqui e desejo toda a sorte na competição. O fato de a maioria das jogadoras ter despontado por meio da nossa base, me deixa confiante em um bom desempenho”, afirmou.

Ainda no discurso, o prefeito entoou a política  que gestão tem fomentado cada vez mais pelo esporte na cidade como inclusão social, qualidade de vida e formação de atletas de alto desempenho. Citou também o exemplo de crianças que se perdem no mundo das drogas, por falta de incentivo ao esporte e de referencias que elas buscam para a vida.  “Agora, vocês serão espelhos para crianças e outras pessoas que se inspiram”, comentou.

Equipe e base

A equipe que disputará a Liga Brasileira de Basquete Feminino 2018 é composta por 12 jogadoras, sendo sete atletas que já atuavam pela cidade.

A categoria de base da Prefeitura de São Bernardo conta com 250 meninas de 11 a 19 anos, além da parceria com a Universidade Paulista (Unip), que assumiu as despesas com as atletas principais. Nas categorias é investido R$ 300 mil mensais.

Relativamente jovem, as atletas que disputarão a Liga tem idade media de 20 anos. O técnico Márcio Bellicieri falou sobre a equipe que conta com cinco jogadoras da categoria de base da Seleção Brasileira e muitas delas foram campeãs estaduais em 2017. “Tivemos pouco tempo para treinar todas as jogadoras juntas. Começamos este ano, mas é um time jovem, aguerrido e muito dedicado. No decorrer do ano vamos apresentar bons resultados”, disse Márcio.

Principal armadora do time, Lays Silva veio da base foi campeã estadual em 2017 e há três anos defende o time de São Bernardo. Acreditando na experiência da equipe ela falou da expectativa de jogar a primeira vez a Liga principal. “Vamos demonstrar o máximo nosso trabalho e a experiência que adquirimos durante os treinamentos. Estamos trabalhando de segunda a segunda e acredito muito na equipe”, revelou. Os jogos da equipe serão transmitidos pela TV Gazeta e Sport TV.