Esfoliantes caseiros ajudam na remoção de células mortas

Esfoliar a pele promove a remoção das células mortas das camadas superficial da pele.  Além de desobstruir os poros, a esfoliação evita o surgimento de pelos encravados e acne, estimula a circulação sanguínea e melhora a renovação celular.

Existem algumas receitas de esfoliantes caseiros que tem os mesmos benefícios dos comprados em lojas:

Esfoliante de banana: Rico em vitaminas e minerais que deixam a pele firme, o esfoliante caseiro é preparado com três bananas e uma xícara de açúcar mascavo. Basta colocar os ingredientes em uma tigela e mexer com uma espátula.

Esfoliante de açúcar: O esfoliante leva açúcar e um pouco de creme hidratante. A mistura é ótima para peles secas.

Esfoliante de abóbora: Uma lata de abóbora, 1 xícara de bicarbonato de sódio e ¼ de xícara de mel. Esse esfoliante é bom para recuperar o brilho natural da pele e desobstrui os poros. Para obter a mistura, basta colocar os ingredientes em um recipiente e misturar com ajuda de uma espátula.

Esfoliante de açúcar com mel: O açúcar ajuda a remover as células mortas, enquanto o mel atua na remoção de resíduos mais profundos. Para fazer, basta misturar levemente uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de açúcar.

Esfoliante de café: O esfoliante rico em antioxidante é o de café.Misture 1/2 xícara de açúcar, 1/2 xícara de café moído e uma xícara de óleo de coco. Nessa receita, deixe a espátula de lado e misture os ingredientes com os dedos.