Estamos de olho! Após dez anos sai data para licitação de ônibus intermunicipais

onibus-grande-abcDa redação

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) lança em setembro a abertura do edital que pode mudar a administração das linhas intermunicipais do ABC – também conhecido como Área 5. São mais de 10 anos que o governo do Estado tenta abrir concorrência pública para alterar a execução dos itinerários e também a frota de veículos.

A Região Metropolitana de São Paulo é dividia em cinco linhas de itinerários intermunicipais. A Área 5 compreende 112 linhas que cruzam as sete cidades da Região, administradas por 19 empresas permissionárias. Percorrem por esses itinerários 829 ônibus, a maioria com mais de sete anos de uso. São feitas mais de 12 mil viagens por dia, atendendo 300 mil pessoas.

Desde 2006 a EMTU tenta aplicar um novo contrato e pôr fim às concessões precárias existentes. Porém, diversas barreiras judiciais foram impostas pelo empresário Baltazar José de Sousa, proprietário de que estão em processo de recuperação judicial. Na Região, circulam ônibus da Eaosa (Empresa Auto Ônibus Santo André Ltda), Viação Ribeirão Pires Ltda., Viação São Camilo e Eusa (Empresa Urbana Santo André). Além disso, no certame público do ano passado não houve empresas interessadas na concorrência.

m nota, a empresa metropolitana informou que a “concessão das linhas metropolitanas da região do ABC é assunto prioritário na EMTU e está incluída nos estudos em andamento da nova concessão da Região Metropolitana de São Paulo, pois os contratos das quatro atuais concessionárias vencerão neste ano. A previsão é que o edital seja publicado até o próximo mês de setembro.”