Estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC) terão acesso a uma nova linha de transporte que facilitará o trajeto ao campus de São Bernardo. Após reunião realizada na tarde de ontem (22) na sala da liderança do PT na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), com a presença de representantes da EMTU, de estudantes do Diretório Acadêmico de São Bernardo e do Diretório Central dos Estudantes da UFABC e do deputado Teonilio Barba, que é o líder do PT na Alesp, ficou acordado que haverá uma nova linha atendendo uma demanda dos estudantes.
A linha da EMTU 148 EX começará a funcionar a partir de setembro e vai ligar os principais pontos de São Bernardo até o campus da UFABC na cidade. Os estudantes vão poder contar com integração tarifária, mas a linha é aberta para toda a população que poderá utilizar pagando tarifa normal.
Desde maio deste ano, os estudantes estão com dificuldades no acesso aos campus de São Bernardo e Santo André. A princípio, a UFABC contratava um ônibus fretado que fazia o traslado entre os campus, passando pelos principais pontos nas duas cidades, onde há maior embarque dos estudantes.
Uma exigência do edital de contratação proibia que os alunos e alunas fossem transportados em pé, seriam necessários mais veículos para dar conta da demanda, porém aumentar o número de veículos aumentaria também o valor pago pela universidade à empresa fornecedora do fretado. Sem dinheiro no caixa para ampliar a demanda, foi necessário suspender o serviço.
Sem o fretado, os estudantes do campus de São Bernardo caminhavam pela Alameda da Universidade por cerca de 15 minutos até o ponto mais próximo. João Pedro Ferreira, estudante do curso de Planejamento Territorial explica que a caminhada não é longa, mas o trecho é mal iluminado, cercado por terrenos e prédios vazios e não tem monitoramento policial. “Muitos estudantes já foram assaltados, já houve inclusive casos de assédio”, conta o estudante.
Clóvis Girard, que além de estudante é presidente do Diretório Acadêmico de São Bernardo, conta que já tentavam conversar com a EMTU há bastante tempo, mas somente após a mediação do deputado Teonilio Barba é que conseguiram realizar uma conversa concreta com a EMTU. “A mediação do deputado Barba foi tão eficaz que os representantes da EMTU compareceram já com uma proposta para o problema do transporte”.
Clóvis informa que a medida ainda não atende toda a demanda por transporte na UFABC, e que ainda é preciso pensar medidas para os estudantes do campus Santo André.