Exportações de café geram 2,7 bilhões de dólares

Da redação

O Brasil exportou 60 kg de café nos sete primeiros meses de 2016 que geraram 2,7 bilhões de dólares. As informações são do Informe Estatístico do Café do mês de julho de 2016, do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

A quantidade de café exportada e a receita cambial gerada foram, respectivamente, 10,7% e 25,1% inferiores ao mesmo período do ano passado, quando atingiram 20,589 milhões de sacas e US$ 3,6 bilhões.

O café foi o quinto item no ranking dos principais produtos exportados do agronegócio brasileiro, no período de janeiro a julho deste ano, precedido pelo complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro e produtos florestais.

As análises constantes do Informe do Mapa, tendo como referência o Segundo Levantamento da Safra de Café de 2016, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), apontam que a produção brasileira de café arábica e conilon deverá ser de 49,67 milhões de sacas de 60 kg do produto beneficiado, com produtividade de 25,58 sacas por hectare, em uma área de 1,94 milhão de hectares.