Início Cidades FSA atrasa pagamento de funcionários

FSA atrasa pagamento de funcionários

Da redação

A FSA (Fundação Santo André) passa por dificuldades orçamentárias e também sofre com atrasos salariais. A instituição pretende pagar neste mês, o 13º salário que é referente a 2016, para um total de 450 funcionários.

A ideia inicial é parcelar o valor de R$ 2,4 milhões, em nove vezes, porém a proposta ainda não foi aprovada pelo Sinpro-ABC (Sindicato dos Professores do ABC). Mas ao contrário do 13º, a folha salarial de fevereiro segue sem prazo para ser paga.

Os problemas financeiros já vêm de outros anos. Um relatório elaborado pela instituição mostra que o débito mensal da FSA é de R$500 mil e para dificultar ainda mais entre janeiro de 2016 e este ano, o local perdeu 1.500 alunos.

A faculdade resolveu suspender, neste ano, a abertura de três novas classes nas áreas de Geografia, Matemática e Engenharia Ambiental, porque não haveria um número suficiente de alunos. A intenção da instituição é criar ainda neste semestre um Instituto de Apoio à Fundação Santo André.

A Fundação mantém aberta até o fim do mês as inscrições para o Programa de Demissões Voluntárias, destinado para cerca de 150 funcionários da área administrativa, que correspondem a 25% da folha de pagamento. A FSA espera que pelo menos 10% do quadro aceite participar do programa.

Para estimular os funcionários, a instituição pagará um prêmio equivalente a multa de 40% da rescisão para cada profissional que aderir ao PDV. A instituição também promete arcar durante o pagamento do prêmio com o custo do convênio médico e Vale-Alimentação dos funcionários.