GCM terá bicicletas elétricas para operações de segurança em Santo André

Da redação

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André contará com reforço para melhorar ainda mais a segurança nas operações do final do ano. Sete bicicletas elétricas foram disponibilizadas para a Prefeitura, a custo zero, por meio de uma parceria com a Empresa Brasileira de Mobilidade Sustentável (EBMS), da marca Pedalla Bikes. As ferramentas vão ser utilizadas pelos GCMs em operações nos parques, Paço Municipal e na rua Coronel Oliveira Lima e adjacências.

Chamadas de e-bikes, as bicicletas elétricas utilizam bateria de lítio, as mesmas de um celular, e têm autonomia de 30 a 60 km. A recarga da bateria dura aproximadamente três horas. Com o funcionamento semelhante a uma bicicleta convencional, o motor elétrico é acionado por meio de um display no guidão conforme o ciclista pedala, o que reduz o esforço e aumenta a performance. Quando o movimento dos pedais é interrompido ou o freio acionado, o motor desliga.

A princípio, as bicicletas ficarão com a Prefeitura pelos próximos 60 dias, em período de teste. Após o prazo, será avaliada uma negociação com a empresa para a renovação do contrato ou para realizar aquisição.