Hip Hop é atração na Chácara Pignatari neste domingo (12)

Da redação

Neste domingo (12), o ritmo do Hip Hop ocupa o Parque Antonio Pezzolo – Chácara Pignatari com a apresentação de DJs, Rap, grafitti e dança de rua. A programação, das 10h às 17h, integra o projeto Santo André de Múltiplos Tons e a entrada é franca. O encontro vai contar com discotecagem dos DJS Marques, Manu, Niko e Soul Jazz. O Rap ficará por conta de Arnaldo Tifu, UClã Dus Incardidus e Leandro Segredo. Haverá ainda grafitti com Anão, Dimi, Soul e Childs, dança de rua, com B.Boy Batalha, Linno, Buiu e Biel (Diademaica), Hugo (Palmares Dream Crew), Sorriso Sampa Master, Ligeiro (Nossa Crew), David (Zumbboys) e Megaman (LokoMonsters). O júri será formado por Andrézinho (BackSpinCrew), Xand (Dinamic Breakers) e Ramon (Die Hard Crew). O endereço do parque é avenida Utinga, 136, na Vila Metalúrgica.

Hoje (10), às 19h, a Casa da Palavra Mário Quintana recebe o Conjunto João Rubinato para o lançamento do CD e livro ‘Adoniran Barbosa em Partitura’. Na oportunidade, serão apresentadas, em primeira mão, 12 canções inéditas de Adoniran Barbosa, com projeção de partituras originais. O encontro terá ainda um bate-papo descontraído com o biógrafo Celso Campos Junior e o sobrinho de Adoniran, Sergio Rubinato. No mesmo horário, a Casa recebe outra ação do projeto Santo André de Múltiplos Tons. Maria Dias, idealizadora do ‘Comida de Quinta’, realizará um workshop sobre a culinária tradicional de matriz afro-brasileira, com apresentação e degustação de pratos típicos da culinária praticada nos terreiros. A Casa fica na Praça do Carmo, 171, Centro. Grátis.

Teatro

Neste fim de semana o Teatro Municipal Antônio Houaiss terá três espetáculos. ‘Era Uma Vez’, com a participação de crianças da Instituição Amélia Rodrigues, abre a programação nesta quinta-feira (9), às 20h. Na oportunidade será realizada também a entrega do 18º Prêmio Investidor Social, que prestigia as empresas parceiras da entidade sem fins lucrativos, que atende 219 crianças e adolescentes. Livre. Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 19h na bilheteria.

‘A Morte É Uma Piada 2’ é a atração da sexta-feira e sábado (11), às 20h. O espetáculo de humor, espiritualidade e reflexão traz o ator Renato Prieto, protagonista do ‘Nosso Lar – O Filme’, e as participações especiais dos atores Rogério Farias e Victor Meirelles. A apresentação, que beneficiará a ‘Casa de Lucas Núcleo Beneficente Educacional’, aborda o tema da morte com humor e leveza mesclando textos, músicas e imagens. Indicação: 10 anos. Ingressos a R$ 60, com meia-entrada para estudantes, aposentados e maiores de 60 anos a venda na bilheteria. Informações e reservas: tel. 4431-9022 e 4473-4021.

E ‘Eternas Estrelas’, fecha a programação no domingo, às 19h. A apresentação do Grupo de Dança Free Pass, conjunto da periferia andreense, exalta os grandes expoentes da cultura mundial e o trabalho árduo de propiciar o direito à cultura em uma comunidade carente. São 23 apresentações, que mesclam dança de salão, ballet clássico e jazz, com a participação de jovens, crianças e adultos da comunidade do Jardim Santo André. Ingressos a R$10 a partir das 15h, na bilheteria no dia do espetáculo. O endereço do teatro é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Exposições

Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto está em cartaz a exposição RAW. São pinturas inéditas do artista Nilson Sato, nas quais questões da memória, sentimentos e assombrações com o tempo evocam novas narrativas. A mostra foi selecionada pelo edital Okupa 2017 da Secretaria da Cultura da cidade.  Visitas gratuitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. O endereço é Rua Campos Sales, 410, Centro.

No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa o público pode conferir ‘Dá para imaginar? Se as coisas não tivessem evoluído’, com objetos de uso cotidiano e do trabalho que as novas gerações não conheceram, como a vitrola e a máquina de escrever. De maneira divertida a mostra procura fazer com que o visitante reflita sobre a importância da evolução tecnológica. E para quem conheceu estes objetos, é uma oportunidade de relembrar e matar a saudade.

E na Sala Especial está em cartaz a ‘Verdades Particulares’, dos artistas Luciano Foga, Eduardo Nunes e Guedo Gallet. São 30 trabalhos, entre pinturas, desenhos e arte digital que retratam a angústia e a esperança que acompanham o ser humano contemporâneo.

Neste sábado, às 9h30, o museu recebe o Coletivo Rum Pi Ilê, para o encontro ‘Território Lúdico Ancestral’, com histórias e mitologia afro-brasileiras. O museu está aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30. O endereço é Rua Senador Fláquer, 470, Centro.

Outras opções

O Cineclube do auditório Heleny Guaryba apresenta neste sábado, às 19h, ‘Os Malditos’, do diretor Joseph Losey. Na produção, um assassino de crianças está apavorando uma cidade alemã. Apesar dos esforços das autoridades, o responsável não é identificado. A intensidade das investigações causa distúrbios nos criminosos normais, o que causa um grande caos urbano. Indicação: livre. (1963, EUA, 95’). A atividade integra a Mostra de Cinema com filmes B clássicos da ficção científica, organizada pela Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e o Sesc Santo André. Grátis. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

E no domingo, às 19h30, o Coro da Cidade, sob a batuta do maestro Roberto Ondei, se apresenta na Igreja Santo Antônio. O endereço é Largo São Francisco, 113, na Vila Alpina. Grátis.