Hoje tem observação do eclipse lunar no Planetário de Santo André

O Planetário e Cinedome de Santo André, na Sabina Escola Parque do Conhecimento, vai promover a observação do eclipse total lunar que acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 17h42. O fenômeno está sendo considerado o mais longo eclipse do século até agora. A Lua permanecerá avermelhada no céu por cerca de uma hora.

Quem comparecer, além de estar em local que favorece a observação do céu, vai poder esclarecer suas dúvidas sobre o fenômeno com os profissionais do Planetário e, após o eclipse, utilizar os binóculos e telescópios para reconhecimento dos astros que também estarão visíveis.

A observação será na área externa da Sabina, onde fica o NOC (Núcleo de Observação do Céu). De acordo com a professora Rachel Zucchi, coordenadora pedagógica do Planetário, trata-se de um eclipse total lunar, que acontece quando a Lua atravessa o plano da órbita na Terra. A Lua irá, então, nascer eclipsada no horizonte, por volta de 17h40, e permanecerá no céu avermelhada até 19h15. “O próximo eclipse total com duração próxima a este será apenas em agosto de 2036”, explicou Rachel.

Principalmente após anoitecer, será possível aproveitar a oportunidade rara de observar Marte, que também estará vermelho e próximo à Lua, além dos planetas Saturno, Júpiter e Vênus. Para poder acompanhar o eclipse lunar com tranquilidade, a coordenação da Sabina solicita que o público chegue com pelo menos uma hora de antecedência. Quem já estiver dentro do parque, já que se trata do último dia da programação de férias, poderá participar da observação. Quem vier exclusivamente para acompanhar o fenômeno paga o valor de um ingresso da Sabina (R$ 20).

Transmissão ao vivo – O fenômeno também poderá ser acompanhado pelo youtube, na página do Núcleo de Observação do Céu da Sabina, no endereço: www.youtube.com/channel/UCMHRJ_hJvEWZqrk1bKpd6cw

Fonte: Abc do ABC