Homens têm medo de descobrir problemas de saúde

Da redação

logo-susSegundo pesquisa divulgada hoje (11) pelo Ministério da Saúde, os homens brasileiros acreditam que não ficam doentes, além de terem medo de descobrir problemas no organismo.

Segundo o levantamento, aproximadamente um terço dos homens brasileiros não vão ao médico para saber sobre suas condições de saúde, nem para se prevenir de doenças. A pesquisa abordou no ano de 2015, cerca de 6 mil homens cujas parceiras tiveram o parto feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A maioria (80%) disse que acompanha a parceira, mas para 56%, o atendimento não passou das instruções à grávida.

 

Entre os homens de 20 a 39 anos, que correspondiam a 80% do total, 67,3% disseram receber entre um e dois salários mínimos. Além disso, 49% deles eram casados e 36,9% concluíram o ensino médio.

A pesquisa aponta que 55% dos homens não chegam aos SUS porque nunca tiveram necessidade. Os homens morrem sete anos mais cedo que as mulheres, normalmente de problemas como acidentes vasculares e doenças do aparelho digestivo, que poderiam ser prevenidas.