Hospital Anchieta consolida bom atendimento e avança obras para a Radioterapia

Máquinas, operários e engenheiros trabalhando a todo vapor. Este foi o cenário apresentado na última segunda-feira (15) pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, no Hospital Anchieta. A unidade de Saúde está em reforma para receber o primeiro equipamento de Radioterapia Pública do Grande ABC.

A implementação do novo equipamento foi obtido pela Prefeitura graças a um investimento, junto ao Governo Federal, de R$ 10 milhões, para a compra e instalação de toda a estrutura. Além disso, a cidade terá uma economia de R$ 3 milhões ao ano, nos cofres públicos. Quando o serviço for inaugurado, o município será referência no tratamento de oncologia.

Mesmo com as obras, que ocorrem no interno do complexo, o atendimento segue normalmente. Em setembro, foram registrados 2.018 atendimentos, em diversas especialidades, como endocrinologia, fonoaudiologia, aplicação de quimioterapia, consultas médicas, entre outros.

A vistoria foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, da diretora do Anchieta, Dra. Agnes Ferrari, e do coordenador Geral da Unidade de Gestão e Projeto (UGP), Luiz Beber.

Modernização – Em paralelo às obras da radioterapia, a Prefeitura também está realizando no prédio uma reforma para modernização do serviço. A construção do Hospital Anchieta foi realizada na década de 1940. Com a implantação do novo setor, o equipamento necessita estar dentro dos padrões atuais de qualidade e segurança determinados pelo Ministério da Saúde.