Ibope divulga empate técnico entre Manente e Morando em SBC

Da redação

Na noite da última terça-feira (12), o Ibope Inteligência – instituto de pesquisa de opinião, divulgou aponta empate técnico entre os pré-candidatos a Prefeitura de São Bernardo do Campo, Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB).

Entre os dias 05 e 07 de julho o instituto realizou uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Neste momento, em que as candidaturas não estão oficialmente definidas, os cenários de intenção de voto testados consideram possíveis nomes para a disputa. Foram testados três cenários de intenção de voto. No cenário mais provável e completo Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB) aparecem empatados tecnicamente com 28% e 25% das intenções de voto, respectivamente.

Em outro patamar surgem os pré-candidatos Mauricio Soares (PHS) mencionado por 6% dos eleitores, Tarcisio Secoli (PT) por 5%, Marcelo Lima (SD) por 4%, Professor Aldo Santos (PSOL) por 3% e Evandro de Lima (PT do B) citado por menos de 1% dos respondentes. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 22%, enquanto 7% estão indecisos ou preferem não responder.

Num outro cenário, foi investigada a preferência dos eleitores considerando um número reduzido de possíveis candidatos. Nessa simulação, Alex Manente e Orlando Morando continuam tecnicamente empatados com, respectivamente, 33% e 30%. Em um segundo patamar aparece o Tarcisio Secoli com 8% das menções. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto representam 23% do eleitorado, enquanto 6% optam por não responder à pergunta.

A pesquisa foi realizada entre os dias 05 a 07 de julho de 2016. Foram entrevistados 504 eleitores, e a margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Produtos de Limpeza do Estado de São Paulo, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.