Infância Cidadã realiza atividade na EMEB Maurício Caetano de Castro II, em São Bernardo

O Programa Infância Cidadã realizou nesta quinta-feira (11/10) a segunda ação na rede municipal de São Bernardo. Desta vez, o prefeito Orlando Morando foi recepcionado pelos alunos do Conselho Mirim da EMEB Maurício Caetano de Castro II.
 
Durante a visita, o chefe do Executivo teve uma conversa com as crianças da escola, que apresentaram diversas iniciativas desenvolvidas, como campanhas de arrecadação de agasalhos e de reciclagem de latinhas de alumínio. Além disso, a EMEB também possui horta comunitária, aulas de robótica e algumas atividades em classe contam com auxílio de tablets.
 
Na opinião do prefeito, o encontro foi positivo e ressalta a importância da cidadania aos alunos. “Fiquei feliz pela recepção e pela organização das crianças. Na nossa conversa tive a oportunidade de ouví-los a respeito da estrutura da escola e sobre a importância do Conselho Mirim, que desde cedo já estimula a participação democrática dos alunos da nossa rede escolar”, afirmou.
 
Em um segundo momento, Orlando Morando explicou aos alunos quais as atribuições do prefeito, como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também respondeu questões formuladas pelas crianças.
 
Para a secretária de Educação, Silvia Donnini, o programa contempla diversas demandas do processo educativo. “A formação escolar ultrapassa e vai além do ensino das disciplinas e de um bom resultado nas avaliações. O papel da escola é preparar crianças e jovens para serem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos”, definiu.
 
PROGRAMA – Dentro do projeto Infância Cidadã, pelo menos 15 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal inscritas no sistema da secretaria fazem, por meio do Conselho Mirim, uma carta convite para o prefeito visitar a unidade escolar.
 
No dia da visita, integrantes do Conselho Mirim recepcionam o prefeito e cumprem um passeio pelas dependências da escola para, em seguida, levá-lo ao encontro dos outros alunos.
 
O Conselho Mirim expõe ao prefeito o processo de eleição dos conselheiros, bem como as prioridades e necessidades da escola. Essa ação terá a resposta do prefeito que também apresenta as atribuições de seu papel como representante e chefe do Executivo.
 
Ao final do encontro, o prefeito oferecerá para cada conselheiro um broche da cidade e receberá, em troca, uma lembrança da escola confeccionada por alunos e conselheiros. O gesto se estenderá também para a secretária de Educação, que acompanhará a ação.
 
Os Conselhos Mirins ajudam as equipes gestoras das unidades escolares a resolverem pequenos problemas pertinentes à compreensão e ação dos pequenos aprendizes.
 
Em seu lançamento, no mês de agosto, a iniciativa teve como ação a visita, ao gabinete do prefeito, de alunos e professores de 64 escolas municipais e particulares que participaram do Concurso Cultural para Escolha da Mascote da Campanha do Agasalho 2018. Cerca de 30 mil crianças de São Bernardo participaram da iniciativa.
Redação