Início Popular Ipem-SP verifica balanças no fabricante em São Bernardo do Campo

Ipem-SP verifica balanças no fabricante em São Bernardo do Campo

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou na última sexta-feira, 17 de julho, a verificação inicial de balanças na Sartorius, empresa localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

 

Na fábrica, a equipe do Ipem-SP realizou o Exame de Conformidade de Modelo Aprovado. Na ocasião, foi feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado.

 

Na sequência foram realizados os Ensaios de Medição. A balança é submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro.

 

Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial. Recebe também uma marca de selagem, (selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro) objetivando garantir a inviolabilidade do instrumento.

 

Em 2020, até junho, o Ipem-SP verificou no comércio 52.505 balanças, e na verificação inicial, no fabricante ou importador, 89.900. Em 2019, foram feitas verificações periódicas em 231.624 balanças e na inicial, 220.524.

 

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Santo André.

Deixe uma resposta