Jardim Cipreste ganha Unidade de Saúde da Família

Após a inauguração do CESA Jardim Irene, em abril deste ano, a comunidade do Jardim Cipreste ganhou mais um serviço público. A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na última sexta-feira (17), a USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Cipreste, com um investimento de quase R$ 1,6 milhão. O equipamento receberá, a partir desta próxima segunda-feira (20), os atendimentos da antiga unidade de saúde Jardim Irene II, que funcionava em imóvel alugado.

A USF Jardim Cipreste foi construída com cinco consultórios, farmácia, escovódromo, sala com três cadeiras de dentista, salas de inalação e vacina, sala de enfermagem, coleta, procedimentos e curativo. Foi instalado também um sistema eletrônico de senhas, para organizar o fluxo de acolhimento na unidade. A média de atendimentos projetada para a USF é de 10.245 procedimentos mensais, considerando neste montante a quantidade de curativos, aplicações de vacinas, consultas e inalações.

O equipamento também contará com o reforço no quadro de funcionários. Além das duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, que já atuavam no endereço antigo do serviço, a Secretaria de Saúde fará a contratação de uma terceira equipe para compor a unidade. Uma delas é composta por médico generalista, enfermeira, técnico de enfermagem, ACS (Agente Comunitário de Saúde), dentista e ASB (Auxiliar de Saúde Bucal).

Dentro do programa Qualisaúde, esta é a segunda unidade inaugurada com novo padrão de atendimento. O primeiro de onze equipamentos novos foi a UPA Bangu, entregue em abril de 2018. Os outros nove serviços serão reinaugurados até o final deste ano.