Início Cidades Jogos da Terceira Idade abrem inscrições em Santo André

Jogos da Terceira Idade abrem inscrições em Santo André

Da redação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizará a 18º edição dos Jogos da Terceira Idade de Santo André no período de 24 de abril a 16 de maio. As inscrições para a tradicional competição terão início na próxima segunda-feira (20) e poderão ser feitas até o dia 30. Interessados devem comparecer à Secretaria de Esporte e Lazer de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. O evento conta com cerca de 1.200 participantes diretos e 5.000 indiretos todos os anos.

A competição é destinada especialmente para o público com mais de 60 anos, mulheres e homens. No entanto, como exceção, as provas de atletismo e natação permitem a participação de pessoas a partir de 50 anos, conforme prevê o regulamento. Desta forma, os participantes disputam 17 modalidades: atletismo feminino e masculino; bocha mista; buraco feminino e masculino; coreografia mista; damas feminina e masculina; dança de salão mista; dominó feminino e masculino; malha mista; natação feminina e masculina; gatebol; tênis de mesa feminino e masculino; tênis de campo; torcida; tranca; truco misto; vôlei simplificado feminino e masculino e ainda xadrez feminino e masculino.

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 24 de abril no ginásio Pedro Dell’Antonia a partir das 13h30 e promete apresentações esportivas e artísticas, além da presença de autoridades municipais e patrocinadores. Também haverá prestação de serviços para o público da terceira idade, como tem ocorrido ao longo dos anos.

O objetivo do Jotisa é promover a valorização do idoso visando à integração e o exercício da cidadania, através do estímulo da prática de atividades esportivas como fator facilitador do convívio social, da saúde e do bem estar, resgatando a auto-estima e promovendo a melhora da qualidade de vida dos idosos da cidade e região.

Os jogos também têm a função de promover e difundir o esporte e práticas físicas saudáveis na cidade e, desta maneira, quebrar possíveis preconceitos quanto à prática esportiva e outras limitações impostas socialmente ao público de terceira idade. Esta competição é única do gênero na Grande São Paulo, com formato aberto à participação avulsa ou através de entidades.