Início Política ABC Maio Amarelo em Ribeirão Pires tem conscientização online

Maio Amarelo em Ribeirão Pires tem conscientização online

Materiais sobre o respeito às leis de trânsito foram disponibilizados nos canais da Prefeitura

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, divulgou balanço das atividades da campanha “Maio Amarelo”. O tema da campanha neste ano foi “Perceba o risco – Proteja a vida”. Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, ações tradicionalmente feitas em escolas e empresas ganharam novo formato, em plataformas digitais.

Durante todo o último mês, semanalmente, a Prefeitura publicou nos canais oficiais mensagens de conscientização voltadas aos condutores, ciclistas e pedestres. Assuntos como travessia segura, respeito às leis de trânsito e a postura cidadã de todos os moradores foram abordados nesse período.

Em maio, a equipe de Educação para o Trânsito da Prefeitura também preparou materiais em vídeo, utilizando fantoches, que foram disponibilizados aos alunos da rede municipal como forma de reforçar as atividades que são realizadas nas escolas de forma permanente, durante todo o ano. A rede conta com 7.500 alunos matriculados.

Além disso, a Secretaria de Transportes e Trânsito promoveu durante o Maio Amarelo atividade com cones nas principais vias da cidade, com o objetivo de reduzir a velocidade de veículos em pontos estratégicos – o “traffic calming”.

De acordo com os dados da equipe de trânsito, cerca de 70 mil veículos de passeio passaram pelas 120 operações promovidas. Foram cerca de 6 mil motociclistas, 2 mil ônibus e 3 mil caminhões. Durante a atividade, os agentes de trânsito monitoravam os veículos, respeitando o distanciamento social. A fiscalização não teve como objetivo autuação. A meta do “traffic calming” além da redução de velocidade no trajeto nas principais vias da cidade, foi chamar a atenção de condutores e pedestres para o comportamento de todos no trânsito, assim evitar possíveis irregularidades.

“Trabalhamos a prevenção de acidentes com ações voltadas a todos os moradores, de todas as faixas etárias, sejam elas nas escolas, em empresas, instituições e nas ruas de nossa cidade”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

As atividades online neste ano atenderam às recomendações do Ministério da Saúde referente à COVID-19 e determinação do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Ações presenciais, como bloqueios educativos, passeio ciclístico, palestras em empresas e aulas em escolas estão suspensas.

Sobre o Movimento ‘Maio Amarelo’ – O Movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Ribeirão Pires, as ações voltadas para a conscientização acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas durante este mês. No período, também são reforçadas as ações de fiscalização.

Deixe uma resposta