Manteiga ghee: mais saudável e sem lactose

manteiga ghee ou clarificada é similar à manteiga de garrafa brasileira e ao butteroil americano, ela é uma fonte de gordura tradicionalmente usada na culinária indiana, tem um sabor delicioso e é mais saudável que a manteiga comum, pois, no processo retiramos as impurezas e a lactose.

Basicamente, o processo é colocar a manteiga para ferver, na quantidade que você quiser e retirar apenas a espuma que sobe na fervura. Não é difícil, mas é um processo trabalhoso, então vale a pena fazer bastante de uma vez só.

Na minha receita eu inclui ervas. Coloquei raminhos de alecrim quando ela estava derretida.

É um processo caseiro, então, se você tem restrição à lactose, consulte um médico ou nutricionista para ver se realmente não terá nenhum problema você consumir.

Benefícios da manteiga ghee:

– Rica em vitaminas A, E, K e D
– Ajuda a reduzir o colesterol e triglicerídeos
– Não precisa ser armazenada na geladeira
– Não contém lactose
– Potencializa o metabolismo
– Antioxidante
– Fortalece células intestinais
– Grande estabilidade oxidativa (resistindo a grandes temperaturas – perfeito para cozinhar)
– Fortalecimento do sistema imunológico

Como preparar a Manteiga Ghee:

Ingredientes
  • 400 g manteiga sem sal
Modo de preparo
  1. Corte a manteiga em cubos
  2. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo.
  3. A manteiga derreterá até começar a ferver.
  4. Observe que formará uma espuma.
  5. Com uma espumadeira ou colher, vá retirando a espuma ou soro, até que não forme mais nenhuma.
  6. Evite mexer ou misturar a manteiga durante o processo (aproximadamente 40 minutos)
  7. Quando a manteiga estiver apenas em líquido dourado, desligue o fogo e coe a manteiga em uma peneira fina – ou vá retirando o líquido com uma concha.
  8. Podem formar cristais no fundo da panela, descarte também.
Dicas

Nessa versão eu coloquei raminhos de alecrim enquanto ela estava derretida.

Conserve a manteiga ghee em um vidro, isso garante sua durabilidade.

Ela pode ser guardada na geladeira ou mesmo em temperatura ambiente. Caso fique no refrigerador, tem validade de cerca de três dias (dependendo da quantidade). Em temperatura ambiente, a validade cai pela metade.

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.