Mauá inicia ações preventivas para o verão

Da redação

A Prefeitura de Mauá lança no dia 1º de dezembro as ações da Operação Guarda Chuva 2017/2018, cujo objetivo é garantir a segurança da população da cidade durante os meses do Verão, período marcado por fortes tempestades. Programada para durar até 31 de março de 2018, a operação concentra esforços de diversas secretarias municipais, entre elas a de Segurança Pública e Defesa Civil, Serviços Urbanos, Habitação, Planejamento Urbano, Promoção Social e de Trânsito e Sistema Viário, além da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). Também há parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Diversas ações já estão sendo feitas pela Prefeitura para minimizar os riscos de tragédia natural durante o Verão, como limpeza e desassoreamento de piscinões, trabalho que é executado em parceria com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do governo do Estado.

Além disso, as equipes da Defesa Civil realizam um trabalho de campo nas áreas com alto risco de deslizamento. O objetivo é verificar as condições dos imóveis e orientar a população em relação aos sinais de alerta para desabamentos e sobre como proceder em caso de escorregamentos de terra.

As equipes da Defesa Civil farão diariamente um trabalho de análise dos índices pluviométricos da Defesa Civil estadual e do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Atualmente, Mauá conta com oito pluviômetros semiautomáticos para auxiliar no monitoramento da precipitação. Caso haja acúmulo superior a 80 milímetros de água nas últimas 72 horas, será decretado estado de atenção.