Mercadão do Rudge Ramos completa 49 anos de atividades

Ponto de encontro e passagem de muitos moradores de São Bernardo, o Mercado Municipal do Rudge Ramos terá uma grande festa neste sábado (25/11), a partir das 11h, em comemoração aos seus 49 anos, celebrados no dia 10 deste mês. As atrações tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

O público poderá conferir pintura facial, Kiendaiko (taiko) e apresentações musicais. Os destaques serão os workshops Salada de Pote e Suco Detox, com o chef Bruno Bertozo, do Senac. Haverá ainda sorteios, Contação de História, com escultura de bexigas, Espalhando a Leitura, além de um painel com fotos do Mercadão, pertencentes ao Acervo da Seção de Pesquisa e Documentação (Memória).
 

Frequentador do espaço, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, exalta a história e toda a representatividade do Mercadão. “A Prefeitura apoia todas ações que valorizam a história da nossa cidade. Este lugar, em especial. Sua tradição é reconhecida por toda a população”, pontuou.
 

Para o secretário de Cultura, Adalberto José Guazzelli, este evento remete a infância. “Vínhamos ao Mercado do Rudge, bem como o que existia ao lado da Prefeitura, em passeios de final de semana. Sendo uma das metas do governo Orlando Morando, o resgate e estímulo a pontos tradicionais da cidade, esta festa, em ação conjunta, pra comemorar 49 anos do espaço, ratifica esse propósito”, disse.
 

Dono de uma loja de calçados, Flávio Viana Barbosa, que está há 34 anos no mercado, considera o local um patrimônio do Grande ABC. “Não tem outro espaço deste gênero que tem a diversidade de lojas e produtos como o Mercadão. Desejo que ainda sobreviva muito anos e tenha mais inovação para que não acabe a tradição das pessoas de virem a este comércio. Minha loja teve que se adaptar com o tempo e, hoje, somos referência em conforto, pois atendemos, também, clientes que têm disfunção ortopédica”, comentou.
 

No centro comercial, as compras são uma atividade prazerosa, já que estão disponíveis 67 lojas, com ambiente diferenciado, e entre produtos e serviços estão desde calçados, agência de viagem, verduras, legumes, cereais, temperos, especiarias, doces, frutas, ateliê de costura flores, laticínios, carnes, aves, empório, massas, adega, roupas, calçados, papelaria, utensílios domésticos a artes e artigos para presente, além de contar com uma praça de alimentação.
 

Outra pessoa que tem sua vida marcada pelo Mercadão é a permissionária Marlene Farias José, dona de um açougue, que está no local desde a sua fundação, em 10 de novembro de 1968. “Este foi o primeiro centro comercial da região e, na época, as pessoas não precisavam sair do bairro para fazer suas compras. Com o tempo, os comerciantes tiveram que se aprimorar e atualizar em suas formas de trabalho e gestão para encontrar o seu espaço”, disse.
 
Serviço:
O Mercado Municipal do Rudge Ramos fica na Avenida Caminho do Mar, 3.344. Mais informações pelos telefones: 4365-3934/4368-0012.
 
Texto: Ana Carolina Martins
Fotos: Omar Matsumoto