Morando é reeleito por unanimidade para novo mandato à frente do Consórcio

Da redação

Os prefeitos do Grande ABC decidiram ontem (05), durante a 92ª Assembleia de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, reconduzir o prefeito Orlando Morando, de São Bernardo do Campo, para mais um mandato à frente da entidade regional. Além de uma administração mais enxuta e produtiva, a decisão unânime dos demais prefeitos levou em conta as duas reduções de alíquotas na participação dos municípios para o custeio da entidade e outras iniciativas adotadas na sua gestão.

A primeira diminuição foi de 0,50% da receita ordinária líquida de cada cidade para 0,25%, e depois para 0,17%. Também pesou nesta decisão dos prefeitos o fato de, mesmo com as duas reduções das contribuições dos municípios, o Consórcio Intermunicipal ter ampliado a prestação de serviços junto aos municípios e à sociedade civil da região, nos trabalhos desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho.

Destaques

Entre as medidas positivas da atual gestão, destaque para a inauguração do escritório do Consórcio em Brasília, com o objetivo de agilizar a obtenção de recursos e projetos na capital federal; a unificação das alíquotas do ISS; a realização dos 81º Jogos Abertos do Interior, de forma consorciada e em cinco municípios do Grande ABC. O Consórcio também foi selecionado pela União Europeia para o desenvolvimento de projeto de cooperação técnica com a cidade italiana de Turim. Outras duas novidades da atual gestão são o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), que será inaugurado na próxima sexta-feira (08), e uma campanha regional combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.