Início Política ABC No mês do Outubro Rosa, prefeito Orlando Morando destaca importância do cuidado...

No mês do Outubro Rosa, prefeito Orlando Morando destaca importância do cuidado e ações voltadas a Saúde da Mulher

Ao lado de sua esposa e deputada estadual, Carla Morando, o prefeito esteve nesta sexta-feira (02/10) em frente a unidade móvel da mamografia de São Bernardo

Iniciada nesta semana mundialmente, a campanha do Outubro Rosa promete neste mês alertar e conscientizar a população acerca do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em ato de apoio e mobilização à campanha, o prefeito Orlando Morando (PSDB), ao lado da sua esposa e deputada estadual Carla Morando (PSDB), esteve nesta sexta-feira (02/10) em frente da Unidade Móvel de Mamografia de São Bernardo, que é a primeira do Grande ABC, para destacar a importância dos cuidados com a Saúde da mulher.

Pioneira do Estado de São Paulo, a Unidade Móvel de Mamografia foi uma das ações implantadas por Morando durante sua gestão à frente da Prefeitura de São Bernardo. Desde a implantação do equipamento móvel, que completa neste mês um ano, o município passou a ter capacidade de realização de 4.000 exames mensais, antes da carreta eram 2.500 exames. Graças ao serviço, atualmente, a mamografia é um exame sem fila de espera no município.

“Antes da unidade móvel nós éramos dependentes da carreta do Estado, que aliás é muito boa. No entanto, ao adquirir este veículo passamos a ampliar e dar atendimento exclusivo a nossa população. Com isso, temos durante todo ano a carreta percorrendo as UBSs da nossa cidade”, destacou o prefeito. “Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.”

A deputada estadual Carla Morando, formada em Fisioterapia e que durante anos atendeu mulheres vítimas do câncer de mama,  aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da conscientização sobre o tema. “O diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas. Quanto mais cedo é o diagnóstico, maior é a chance de cura.”.

ELOGIO – Usuária da rede municipal de Saúde de São Bernardo, a costureira Marli Costa Moura, 45 anos, aproveitou o tempo livre nesta sexta-feira para realizar o exame de mamografia na Unidade Móvel. “Fiz o exame em menos de 20 minutos e gostei muito do atendimento. Achei o serviço da carreta maravilhoso, pois facilita nossa locomoção, sem contar a agilidade de todo o processo. Uma iniciativa que super aprovo”.

OUTUBRO ROSA – Durante este mês, pacientes de qualquer idade, com pedido médico emitido pela rede municipal de Saúde, poderá realizar o exame de mamografia na Unidade Móvel, sem necessidade de agendamento. A carreta estará entre os dias 5 e 9, no CAISM (Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher), localizado na Rua Brasil, 350 – Rudge Ramos.

De 13 a 30 de outubro (de segunda a sexta-feira), com Dia D no sábado (17/10), a Unidade Móvel estará em frente a Igreja Matriz, das 8h às 17h.

A carreta atenderá também a demanda espontânea de pacientes, com idade entre 50 e 69 anos, das 8h às 17h. Para estas pacientes, o pedido médico não é necessário.

Deixe uma resposta