Novas doses da vacina contra febre amarela reforçam estoque do País

Da redação

Cerca de 12 milhões de doses da vacina para febre amarela serão distribuídas para os estados até o fim de março. Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade comprada pela pasta vai reforçar o estoque estratégico e atender a demanda do País.

Deste total, 8,46 milhões foram produzidas por Fiocruz/BioManguinhos e outras 3,5 milhões serão enviadas pelo Grupo de Coordenação Internacional. Para garantir o estoque estratégico, o Ministério da Saúde solicitou à GCI doses extras da vacina. Já foi autorizada a liberação de 3,5 milhões de doses que serão destinadas às áreas priorizadas.

O CGI é composto por quatro agências: Organização Mundial da Saúde, Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho, Médicos Sem Fronteiras e Fundo das Nações Unidas para a Infância, com secretariado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.

Somente em 2017, já foram enviadas 16,15 milhões de doses extras aos estados que registram casos de febre amarela. Foram 7,5 milhões para Minas Gerais; 3,25 milhões para São Paulo; 3,45 milhões para o Espírito Santo; 1,05 milhão para o Rio de Janeiro e 900 mil para a Bahia.

*Informações Portal Brasil