Novo serviço de transporte coletivo reduz pela metade o tempo de viagem

Para oferecer mais conforto e agilidade aos usuários do Transporte Coletivo, a Prefeitura de São Bernardo apresentou, na noite desta quarta-feira (25/07), no Jardim Limpão, o novo serviço com vans que operam em linhas expressas. O ato contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do presidente da ETCSBC, Ademir Silvestre, da diretora-executiva da SBC Trans, Milena Braga Romano, vereadores, autoridades e moradores.

Tanto o Jardim Limpão como a Vila São Pedro e o Areião serão ligados por linhas expressas com o centro da cidade, sendo o seu ponto final na Avenida Aldino Pinotti. Os veículos, com capacidade para até 20 passageiros, reforçarão as linhas que já operam nessas localidades, melhorando a oferta de Transporte Coletivo, especialmente nos horários de pico. As vans deverão fazer a viagem na metade do tempo em relação ao transporte regular.

Esses veículos vão rodar dentro do período de operação das linhas convencionais. O preço da tarifa é o mesmo cobrado nos demais ônibus. As vans contam com o validador de cartão e com o Sistema de Identificação Biométrica Facial, lançado na última semana.

O prefeito Orlando Morando enfatizou a importância dessa inovação no Transporte Coletivo de São Bernardo. “Por que estamos investindo neste tipo de transporte? Porque é função da Prefeitura, juntamente com a concessionária, oferecer um serviço de qualidade aos munícipes. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos veículos de médio e grande porte para circular na região, pois há ruas muito estreitas, o que dificulta a operação”, afirmou o chefe do Executivo.

Para o presidente da ETCSBC, Ademir Silvestre, esta gestão tem trabalhado para encontrar melhores caminhos para trazer mais conforto e agilidade ao Transporte Coletivo da cidade. “Estamos buscando, juntamente com a Secretaria de Trânsito e Vias Públicas, bem como com a concessionária, alterações e melhorias que possam contribuir com o aprimoramento do serviço”, ressaltou.

O cabeleireiro Manuel Aurino de Lima, o Lima Cabeleireiro, de 49 anos, destacou as melhorias trazidas pelo novo sistema. Morador do bairro há mais de 30 anos, Lima lembrou das dificuldades enfrentadas por quem precisa do Transporte Coletivo. “Trata-se de uma inovação para o nosso bairro. Quantas pessoas ficavam esperando entre 30 a 40 minutos pelo ônibus. Com as vans, as viagens serão mais ágeis e rápidas”, disse.

AMPLIAÇÃO – A atual gestão tem investido na melhoria do Transporte Coletivo. Já entregou 75 novos ônibus e mais 30 serão integrados à frota até o final deste ano. Os usuários do Sistema de Transporte Coletivo também contam com o aplicativo PARTIU SBC, que permite ao usuário monitorar a linha a ser utilizada e horário. Além disso, mais sete corredores exclusivos estão com obras em andamento – Leste-Oeste, Rudge Ramos, Alvarenga, Castelo Branco, Estrada Galvão Bueno e São Pedro, bem como o Rotary, cuja ordem de serviço foi assinada na última segunda-feira (23/07). Recentemente foi inaugurada a primeira via exclusiva de ônibus, no bairro Assunção, que tem otimizado as viagens dos moradores que moram nesta região.

Fonte: ABC do ABC