Consórcio Intermunicipal Grande ABC encerra missão em Turim

A segunda rodada da parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a cidade de Turim, na Itália, terminou na quinta-feira (17) com previsão de avanços na gestão, por meio de transferência de tecnologia e cooperação mútua para melhorar a mobilidade na região.

O intercâmbio é realizado por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE), possibilitando aos seis municípios consorciados desenvolver programas de políticas públicas, de forma integrada à cidade italiana, até 2020.

A agenda do último dia de visitas técnicas incluiu uma reunião com a presidente da Agência Piemontesa de Mobilidade, Cristina Pronello. O órgão é considerado um modelo de governança unificada para a regulação, gestão e monitoramento da mobilidade na região metropolitana de Turim, de Piemonte e demais cidades do entorno.

A partir deste encontro, foi feito um balanço para nortear o desenvolvimento do plano de trabalho que será apresentado aos prefeitos, durante a Assembleia Geral do Consórcio, com o objetivo de estabelecer o escopo do projeto a ser entregue em outubro ao bloco europeu para captação de recursos. Nas próximas semanas, serão realizadas reuniões de trabalho por meio de videoconferência entre as equipes técnicas do ABC e de Turim, com a participação do coordenador do IUC, Stefan Unseld.

Na primeira etapa da cooperação, uma delegação de Turim esteve no Grande ABC no final de fevereiro para iniciar o plano de parceria entre italianos e brasileiros. Por meio de uma ação do escritório de Brasília, o Consórcio venceu a concorrência entre mais de 200 projetos internacionais para participar da iniciativa.