Número de vestibulandos isentos de inscrição no vestibular da Unicamp cresce

Da redação

O número de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição para o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual Campinas) em 2017 cresceu 21,7% em relação ao ano passado. Serão 7.301 vestibulandos isentos, a maior quantidade desde 2008.

A comissão para o vestibular recebeu 8.488 pedidos de isenção, mas apenas os que preencheram os requisitos foram contemplados. A taxa de inscrição é de R$ 160. As inscrições podem ser feitas de 8 de agosto a 1º de setembro no site.

Os estudantes isentos incluídos no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social recebem, automaticamente, 60 pontos a mais na nota da primeira fase. Aqueles autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ganham 20 pontos acrescidos à nota da primeira fase.

Para os convocados para a segunda fase, são adicionados 90 pontos à nota da redação e 90 pontos às demais provas da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas recebem, além dos 90 pontos, mais 30 pontos à nota da redação e 30 pontos para as demais provas da segunda fase.