Operação Pé D’água registra queda de 47% no número de ocorrências em São Bernardo

Por Bianca Goes

Os principais problemas enfrentados com a chuva, na região do ABC, são deslizamento de terra, inundações, enchentes e alagamentos

No ano passado, a prefeitura de São Bernardo do campo lançou o programa Pé D’água. Este projeto, consiste em um conjunto de ações preventivas que tem por objetivo minimizar os impactos causados pela chuva.

Neste ano, a operação registrou uma queda de 47% no número de ocorrências, em relação a dezembro de 2016 até abril de 2017. A mudança foi de 153 para 81 ocorrências relacionadas aos problemas enfrentados com a chuva na região.

Os principais casos registrados na Defesa Civil foram de acidentes com árvores (23) , infiltrações de rede de água e esgoto (10) e de deslizamento de terra (9). Ao todo, foram 81 acidentes entre dezembro de 2016 e abril de 2017, que representa 72 casos a menos comparado ao período analisado.

De acordo com a Defesa Civil, a queda no número de acidentes se deve às vistorias preventivas realizadas no verão de 2017 e 2018 que totalizaram 130 inspeções. O objetivo dessas vistorias está voltado à prevenção de acidentes e também à realização de um trabalho de comunicação sobre os riscos a serem enfrentados, passando aos moradores ações de prevenção e procedimentos para eliminar possíveis ameaças.

Durante toda a operação, não houve registro de vítima fatal. Os moradores que foram prejudicados pelas chuvas receberam colchões, cobertores e cartões alimentações da assistência da secretaria de desenvolvimento social. Os atendimentos envolveram o trabalho de sete grupos operacionais com recursos de 13 Secretarias e também houve o apoio externo do Corpo de Bombeiros, da Sabesp, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), entre outros.