Organizada e conselheiros do São Paulo detonam diretoria por causa da situação de Maicon

maicon são paulo
Maicon disputou 26 jogos e marcou três gols com a camisa do Tricolor

O “não” do Porto à oferta de R$ 19 milhões do São Paulo por Maicon, na manhã desta terça-feira, caiu como uma bomba no Morumbi. E o risco de ficar sem o principal líder do elenco tricolor para a semifinal da Libertadores causou uma série de críticas à diretoria, vindas da principal torcida organizada do clube, a Independente, e de conselheiros.

“Diretoria de futebol medíocre e sem planejamento”, escreveu a Independente, em sua conta oficial no Twitter. “Se for para o Maicon prorrogar o contrato por 30 dias, é melhor que vá embora amanhã”, acrescentou.

O Porto insiste em pedir R$ 30,5 milhões para liberar Maicon em definitivo. Caso não consiga convencer os portugueses, o Tricolor terá de montar uma dupla de zaga diferente para a decisão contra o Atlético Nacional, da Colômbia, na quarta-feira da próxima semana. Neste caso, Rodrigo Caio e Lugano jogariam.

A perda iminente de Maicon também tem rendido críticas internas. “Trazer um jogador como o Maicon sem prever que o time poderia chegar à semifinal da Libertadores foi um erro”, avalia o conselheiro Dorival Decoussau. “Não foi algo bem conduzido e fica evidente que faltou cuidado”, emenda o ex-diretor de marketing do Tricolor.

As críticas podem ser endereçadas a Gustavo Vieira de Oliveira, diretor-executivo de futebol, responsável por contratar Maicon. O dirigente se defende lembrando que o zagueiro estava praticamente fechado com o Atlético-MG e, para dar um chapéu nos mineiros, o Tricolor se viu obrigado a aceitar as condições impostas pelo Porto em janeiro.

Desta maneira, o São Paulo não conseguiu fixar o valor dos direitos econômicos de Maicon, que estava em baixa na oportunidade, nem colocou em contrato uma prorrogação imediata de empréstimo em caso de passagem à semifinal da Libertadores – o vínculo de Calleri foi estendido por um mês depois da classificação em cima do Atlético-MG.