Início Política ABC Orlando Morando assume a presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

Orlando Morando assume a presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

Da redação

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), foi eleito por unanimidade presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (09), durante a primeira reunião do ano realizada pelos membros da instituição. O mandato terá duração de um ano – podendo ser prorrogado, e Morando foi conduzido ao cargo ao lado do vice, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV).

Durante coletiva de imprensa o presidente afirmou que irá rever o papel do consórcio “tornando-o mais eficiente com menos despesas”. Também foram deliberadas algumas ações tais como cortar pela metade o número de cargos comissionados (de dez para cinco); revisar e reduzir os contratos; alterar a data das reuniões para as primeiras terças-feiras do mês, a partir das 9 horas; e diminuir o índice de transferência dos municípios de 0,5% a 0,25%. Ou seja, prefeituras que anteriormente transferiam R$ 26 milhões, agora farão o repasse de cerca de r$ 14 milhões.

Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

O consórcio que até então era responsável por 49% dos custos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, decidiu cortar a transferência de recursos após o  TCE-SP julgar tal ação ‘irregular’. “Estamos suspendendo a transferência de recursos para a agência por uma questão meramente legal do TCE-SP”, afirmou Morando. “Mas continuaremos cedendo espaço e a agência não deixará de funcionar”, enfatizou.

 

Deixe uma resposta