Início Política ABC Orlando Morando destaca modernização da rede de Saúde Mental de São Bernardo

Orlando Morando destaca modernização da rede de Saúde Mental de São Bernardo

DCIM100MEDIADJI_0045.JPG

Prefeito de São Bernardo ressalta inauguração de dois Caps e ampliação de atendimento aos munícipes

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), destacou nesta terça-feira (13/10) os avanços da rede de Saúde Mental do município. Com foco no atendimento de pessoas portadoras de transtornos mentais ou em uso abusivo de álcool e outras drogas, o serviço passou por ampla modernização nos últimos quatro anos, inclusive com a inauguração de dois Caps (Centro de Atenção Psicossocial) nos bairros Rudge Ramos e Silvina. Ambas as entregas, promovidas por Morando, além de terem ampliado o atendimento aos moradores têm permitido ao município promover e discutir reflexões sobre o tema.

“Manter uma rede de Saúde mental estruturada e moderna tem sido ainda mais importante durante o período de pandemia do novo Coronavírus. Conversar sobre o tema é fundamental, pois os cuidados com estas questões ainda são alvos de preconceito. Por esse motivo, trabalhamos para fortalecer a rede de São Bernardo, ampliando nossas unidades e capacitando funcionários para fazer este acolhimento”, destacou Morando.

Inaugurado em agosto deste ano, o Caps Silvina é um das entregas que integram a modernização da rede de São Bernardo conduzida por Morando. Com funcionamento 24 horas por dia, a unidade conta com seis salas de atendimentos individuais, duas salas de atendimento coletivo, enfermaria, posto de coleta de exames, quatro quartos com dois leitos cada (4 masculinos e 4 femininos), além de sala de jogos, sala de convivência e sala de reuniões para 30 pessoas.

A rede de Saúde Mental de São Bernardo ganhou ainda, durante a gestão Morando, o Caps Rudge Ramos em 2018. A unidade realiza atendimentos a pacientes portadores de transtornos mentais moderados e graves e tem funcionamento de 24 horas. Além disso, o espaço conta com hospitalidade diurna e noturna e disponibiliza seis leitos aos pacientes, três femininos e três masculinos.

REFERÊNCIA – Além da rede de Saúde Mental, composta pelos 9 Centros de Atenção Psicossocial, São Bernardo conta ainda com residências terapêuticas, um Pronto Atendimento Psiquiátrico, um Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte) e o programa “Remando Pela Vida”.

Deixe uma resposta