Foto: Ricardo Cassin / PMSBC

Depois de conquistarem a casa própria, 1.889 famílias do Jardim das Orquídeas estão concretizando o grande sonho de ter a escritura de seus imóveis. O prefeito Orlando Morando iniciou a entrega do documento, que regulariza as moradias, na tarde desta quarta-feira (28/04), no Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas, ao lado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e do secretário de Habitação, João Abukater Neto.

Para garantir a segurança dos moradores em momento de pandemia, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Habitação, organizou a distribuição das escrituras por quadras. Nesta quarta-feira, foram contemplados os moradores das quadras A, B, C, D, E, F, G, H e I. As datas das demais quadras serão informadas nos próximos dias.

“O programa ‘A Casa é Minha’ é uma das ações de nosso governo que mais me emociona, pois, por meio dele, estamos ajudando a realizar o sonho de inúmeras famílias, que é ter a escritura provando a posse de seus imóveis. Este documento é a garantia de que ninguém irá tomar o que foi conquistado com muito esforço. Desta forma, estamos proporcionando segurança jurídica para milhares de famílias”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Considerado o maior programa de regularização fundiária da história de São Bernardo, o “A Casa é Minha” tem por objetivo transferir a propriedade definitiva de moradias, com o registro no Cartório de Imóveis, àqueles que comprovarem a posse e utilizarem a área para fins de moradia. Ao todo, o programa contempla 19 bairros da cidade, com a entrega de mais de 20 mil escrituras.

Mais do que realizar o sonho da casa própria, o secretário de Habitação, João Abukater Neto, crê que a regularização é uma ação transformadora positiva para toda a cidade. “Quando uma casa está irregular, o seu valor está depreciado e não há garantia real de posse. Desta forma, o morador não pode deixar o imóvel como herança para filhos e só consegue vender por um valor bem abaixo do mercado. Regularizar uma moradia é mais do que realizar o sonho de uma família. É valoriza o imóvel e permitir que o morador busque financiamento para fazer melhorias em sua casa”, disse.

Para a aposentada Maria Lucivanda da Silva Souza, de 61 anos, a primeira pessoa do bairro a receber a escritura das mãos do prefeito Orlando Morando, foi a realização de um sonho. “Moro no Orquídeas há 40 anos. Construí minha casa com muito esforço, mas faltava a escritura para dar a segurança que os meus filhos precisavam”, disse.

MELHORIAS NO JARDIM DAS ORQUÍDEAS – Além da regularização fundiária de 1.889 moradias, a Prefeitura de São Bernardo levou diversas melhorias para o Jardim das Orquídeas como a implantação de duas Praças-Parques, revitalização do Ginásio Poliesportivo e do campo de futebol, recapeamento de 30 ruas por meio do programa Asfalto Novo, ampliação do horário de funcionamento da UBS Jardim das Orquídeas até 22 horas, bem como a duplicação da Estrada dos Alvarengas e implantação de corredor exclusivo de ônibus.

Deixe uma resposta