Orquestra Jovem do Estado de São Paulo é atração gratuita no Teatro Paulo Machado de Carvalho no sábado (10)

Quem gosta de música clássica pode se preparar para acompanhar a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (OJE), no próximo sábado (10), a partir das 16h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, na Alameda Conde de Porto Alegre, 840, no Bairro Santa Maria. A população da região poderá apreciar gratuitamente a tão conceituada orquestra.
 
O Martírio dos Insetos, de Heitor Villa Lobos, e Sinfonia #4 “Romântica”, de Anton Bruckner, integram o repertório da apresentação e contam com o solista e regente Cláudio Cruz. O evento tem duração de 80 minutos, com classificação etária livre.
 
Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico, quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a OJE é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, passou a ter Claudio Cruz como regente titular e diretor musical, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade.
 
Hoje, a orquestra apresenta uma marcante identidade sonora, além de forte coesão interna que permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente. Tal sucesso é fruto da abrangência de suas atividades pedagógicas, que formam e inspiram os jovens instrumentistas.
 
Na Emesp Tom Jobim, os bolsistas têm aulas com foco na temporada do grupo, que vão desde a prática instrumental até o estudo de história da música. Intensivos, os ensaios seguem o modelo de festival, com preparação de naipes, imersão no repertório e profunda interação com solistas e regentes convidados.