Orquestra Sinfônica realiza concertos no Teatro Municipal de Santo André neste fim de semana

Da redação

O Teatro Municipal Antonio Houaiss recebe a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) para mais dois concertos da temporada 2017. As apresentações, no sábado, às 20h, e domingo, às 19h, terão regência do maestro Abel Rocha. A agenda deste fim de semana tem ainda a mostras da ELT, e de Direitos Humanos e Cinema, exposições, e muito mais. Confira a seguir.

Nas apresentações, a Orquestra Sinfônica de Santo André recebe a soprano Rosana Lamosa como principal convidada, executando árias da ópera Tannhäuser, de Richard Wagner. Completam o programa ‘Ouro Preto – Mariana’, de Denise Garcia, ‘O Cisne de Tuonella’, de Jean Sibelius, com solo de Rosana Moret – corne inglês, e ‘Variações sobre um tema de Haydn’, de Johannes Brahms. Os ingressos gratuitos, dois por pessoa, poderão ser retirados duas horas antes de cada concerto na bilheteria.

E no domingo, às 15h, o teatro recebe o recital de piano com a professora Edla Bleck Gonzales, responsável pela formação de grandes talentos na região e na Capital. A apresentação terá a participação de diversos instrumentistas convidados. Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 14h, na bilheteria. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Mostra ELT

A Mostra de Processos da Escola Livre de Teatro 2017 prossegue neste fim de semana. Neste ano, além de autores reconhecidos como Bertolt Brecht, Eurípedes e Mario de Andrade, a mostra terá trabalhos autorais e novas criações. As atividades ocorrerão na sede da escola, com entrada franca. O endereço é Praça Rui Barbosa, s/n, Vila Santa Terezinha.

Na quinta-feira, às 17h, serão apresentados os trabalhos resultados dos estudos realizados durante o ano pelo Núcleo de Dramaturgia; o Núcleo de Formação de Atores e Atrizes apresenta, às 19h, ‘Agora Que Estamos Juntos’, livremente inspirado pelo texto ‘Incêndios’, de Wajdi Mouawad (turma 21); e às 21h, o experimento cênico ‘O Corpo-Texto’. (turma 20).

Para a sexta-feira estão previstas as apresentações de ‘Exercício de Memória’, com o Núcleo de Circo, às 18h30, e ‘Sons Geradores’, com a turma 21 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes, às 20h30. E para o sábado, das 15h às 22h, tem prosseguimento a apresentação dos trabalhos resultados dos estudos realizados durante o ano pelo Núcleo de Dramaturgia. A atividade prossegue nos dias 27 e 28.

Exposições

Esta é a ultima semana para o público conferir a exposição RAW, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. São pinturas inéditas do artista Nilson Sato, nas quais questões da memória, sentimentos e assombrações com o tempo evocam novas narrativas. A mostra foi selecionada pelo edital Okupa 2017 da Secretaria da Cultura da cidade.  Visitas gratuitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 15h. O endereço é Rua Campos Sales, 410, Centro.

No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa o público pode conferir ‘Dá para imaginar? Se as coisas não tivessem evoluído’, com objetos de uso cotidiano e do trabalho que as novas gerações não conheceram, como a vitrola e a máquina de escrever. De maneira divertida a mostra procura fazer com que o visitante reflita sobre a importância da evolução tecnológica. E para quem conheceu estes objetos, é uma oportunidade de relembrar e matar a saudade.

Na quinta-feira, às 14h30, o professor Juarez Donizete Ambires, da Fundação Santo André, apresenta a quarta palestra sobre ‘O Negro na Literatura’, que mostra autores consagrados da literatura abolicionista do século XIX. Neste mês Lima Barreto será o homenageado. E no sábado, às 9h30, o Coletivo Rum Pi Ilê, dentro do projeto Território Lúdico Ancestral, realiza o encontro ritmos e danças afro-brasileiras’. O Museu fica na Rua Senador Fláquer, 470, Centro. Atividades gratuitas.

Mais opções

O Circuito Paulista de Cultura 2017 traz ao CEU das Artes Jardim Marek Professor Acylino Bellisomi, nesta quinta-feira, às 19h, o projeto Risadaria. Na oportunidade, Marcio Pial apresentará ‘Rebobinando’. O endereço é Rua Engenheiro Alfredo Heitzman Junior, s/n. Grátis.

No sábado, às 14h, a Biblioteca Vila Floresta realizará uma edição especial da Roda de Leituras e Cantorias, sobre a Consciência Negra, cuja data se comemora em novembro. No encontro, os participantes cantarão canções relativas ao tema, e a contadora de histórias Tati Cordeiro contará histórias de Orixás.  O endereço é Rua Parintins, 344.

E a Banda Lira, com regência do maestro Claurício Cipriano, se apresenta no domingo, às 15h, no Parque Ipiranguinha, com repertório de músicas populares, além de hinos. O endereço é Rua Sete de Setembro, na Vila Alzira. Grátis.

Cinema – A Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) apresenta algumas das produções da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Na quinta-feira, às 19h, será exibido ‘Cartão Vermelho’, premiado curta-metragem da diretora Lais Bodansky, que revela o mundo de uma adolescente que joga futebol com meninos, no momento em que é surpreendida pelos desejos de mulher. Temática: Direito das Mulheres. Indicação: 14 anos. (1994, Brasil, 14’).

Na sexta-feira, às 19h, a atração será ‘De Que Lado Me Olhas’, no qual sete pessoas em Porto Alegre oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada. Temática: Diversidade sexual/Cidadania LGBT. Direção de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi. Indicação: livre.  (2014, Brasil, 15’). A programação prossegue nos dias 27, 28 e 29. A atividade é uma parceria da ELCV com o Ministério dos Direitos Humanos e o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). A ELCV fica na Av. Utinga, 136, na Vila Metalúrgica. Grátis.

E neste sábado, às 19h, a Mostra de Cinema com filmes B clássicos da ficção científica, no Auditório Heleny Guariba, apresenta ‘Eles Vivem’. Na produção do diretor John Carpenter, após uma operação policial, um trabalhador encontra óculos escuros aparentemente comuns. Ao usá-lo, porém, enxerga horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Indicação: livre. (1988, EUA, 94’). A mostra é organizada pela ELCV e o Sesc Santo André. O auditório fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Lazer – Nesta semana o projeto ‘Domingo no Parque’, com série de atividades de lazer para pessoas de todas as idades, será realizado no Parque Prefeito Celso Daniel. Das 10h às 16h. No local funciona também a Ludoteca, que está aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O endereço é Av. Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim. Grátis.

Já no Parque Chácara Pignatari a opção é a Brinquedoteca, que funciona de terça-feira a domingo das 9h às 16h30. O endereço é Av. Utinga, 136, Vila Metalúrgica. Grátis.

Paranapiacaba –A Vila de Paranapiacaba também está repleta de atrações neste fim de semana.No sábado e domingo, serão realizados, das 8h às 17h, na Casa Fox, na Rua Fox, a Oficina de Fotografia Canon, e a Feira Caminhos do Cambuci, com produtos elaborados com o fruto típico da Mata Atlântica. Rua Rodrigues Alves, 458.

O 2º Encontro de Fuscas e Derivados de Paranapiacaba é o destaque no domingo, das 8h às 15h, no Antigo Mercado e entorno. Os organizadores sugerem a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será doado ao Banco de Alimentos da cidade. Também no domingo, das 8h às 17h, haverá mais uma Feira de Artes, Artesanato e Antiguidades no Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n).

A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4433-0652. Ou no site: culturaz.santoandre.sp.gov.br.